• Canil Best Border Collie

Quanto tempo dura o adestramento do Border Collie?

Os cães da raça border collie estão entre os mais inteligentes do mundo. A raça foi criada para ter cães de pastoreio e não animais de estimação. Por essa razão, os donos desses animais podem encontrar dificuldades durante o treinamento. Para obter sucesso, o adestramento deve começar ainda cedo, aproveitando a inteligência aguçada e os instintos dessa raça. Confira algumas dicas que podem facilitar o adestramento e tornar todo o processo mais rápido e eficiente.



Socialize cedo e frequentemente

Os border collie foram, durante séculos, utilizados para um único propósito: o pastoreio. O resultado é um cão que, por mais que goste de socializar, ainda prefere seguir os seus instintos. Ensine seu cão desde o início como se comportar ao redor de outras pessoas. Quanto mais cedo ele estiver acostumado à atividade humana, mais cedo ele aprenderá a se comportar.


Enfatize o controle

Se você adquirir um filhote de border collie, deve estar preparado para dedicar muito tempo treinando-o e fornecendo saídas para sua inteligência e energia. O treinamento básico de obediência deve começar cedo. Levará tempo e muito esforço para treinar seu filhote a sentar-se ou a ficar em um lugar sob o comando, mas é importante começar a estabelecer as bases para esse nível de obediência assim que você o trouxer para sua casa, para estabelecer o controle.


Seja firme, mas gentil

Border collies são animais sensíveis. Eles vão "desligar" e se recusar a realizar qualquer comando de pessoas que os tratam duramente. É essencial ter o cuidado de estabelecer sua autoridade e controle como um mestre gentil e benevolente; é necessário tempo, paciência e habilidade para lidar com cães e trazer o melhor dessa raça. Um border collie bem treinado não teme seu dono. Pelo contrário, ele é um ótimo companheiro que gosta de fazer o que lhe é pedido, simplesmente para agradar seu dono.


Necessidades de exercício do border collie

Os border collies exigem mais atividades para os seus altos níveis de energia, do que você pode fornecer jogando uma bola no quintal ou levando-o em uma rápida caminhada ao redor do quarteirão. Pastoreio e Treibball são atividades de alta energia que seu border collie pode desfrutar. Exercícios de agilidade também são essenciais para os cães dessa raça gastar sua energia.


Os centros e instalações internas de treinamento são bastante comuns, possibilitando a participação de muitos cães urbanos em treinos de agilidade. Esses treinos são atividades extenuantes e, por isso, filhotes muito novos não devem participar do treinamento de contato ou de saltos, por exemplo. No entanto, eles podem aprender os comandos básicos, como aprender a passar por túneis e calhas.


Em quanto tempo meu cão será adestrado?

A resposta para isso é: depende.


Depende de quanto tempo e esforço você pode colocar no treinamento. Uma pessoa que passa o tempo todo praticando com seu cão e integrando novas habilidades à rotina diária tem uma enorme vantagem sobre alguém que só faz a lição de casa uma ou duas vezes por semana.


Depende da idade do seu cachorro. Como dito acima, novos filhotes aprendem rápido e não têm hábitos indesejáveis que precisam ser alterados. Os cães mais velhos também podem ter grande sucesso, mas se os maus hábitos já existirem, entenda que substituí-los por um comportamento mais apropriado exigirá mais tempo.


Depende da personalidade do seu cão. Uma personalidade equilibrada e estável terá mais facilidade para assimilar conhecimentos. Cães com problemas de ansiedade, timidez ou reatividade são mais facilmente confusos com o que está no ambiente ao redor, então espere que ele leve mais tempo para superar certos obstáculos, mas acredite, todo o esforço valerá muito a pena no final.

WhatsApp-icone.png