BORDER_fundo.png
banner1.jpg

você sabia?

Screenshot_2019-11-27-16-36-31-414_com.g

São cães extremamente inteligentes.

Especialistas de cães são unânimes em concordar que o Border Collie é um viciado em atividades inteligentes. Eles são capazes de aprender um número notável de palavras e comandos.

IMG_20191122_095001.jpg

Seu nome vem da região de origem

A palavra "collie" é uma palavra escocesa usada para descrever cães pastores. E border, significa fronteira. O Border Collie se desenvolveu na fronteira entre Escócia e Inglaterra.

filhote-de-border-collie-femea-marrom-e-

São excelentes cães pastores

Border Collies foram originalmente criados para pastorear ovelhas. Eles se destacam na tarefa por causa de sua força, resistência, inteligência e ética no trabalho. É dono de um olhar intenso, usado para intimidar o rebanho. Quando o primeiro torneio de cães pastores foi realizado em Bala, no País de Gales, em 1873, a multidão ficou surpresa com o fato de os Border Collies conseguirem reunir ovelhas, em uma pequena área cercada, comandados apenas por sinais manuais e assobios de seus proprietários.

filhotes-de-border-collie-preto-e-branco

Rainha Victoria os amou e divulgou a raça

A rainha Victoria era uma verdadeira amante de cães e gostava de muitas raças, mas no início da década de 1860 ela se tornou uma entusiasta ativa de Border Collie, promovendo a raça e a diferenciando do Collie moderno.

filhote-de-border-collie-femea-marrom-e-

Foram inspiração de poetas

O famoso poeta escocês Robert Burns possuía um Border Collie chamado Luath, o qual amava muito. A trágica morte de Luath inspirou um dos melhores poemas de Burns, "The Twa Dogs", que captura o vínculo especial entre cachorro e homem. Várias estátuas de Robert Burns incluem Luath ao seu lado.

border-collie-filhote-valinhos0141F056-8

Eles quebraram diferentes recordes

Um Border Collie chamado Chaser foi amplamente reconhecido como o cão mais inteligente do mundo, identificando os nomes de mais de 1.000 objetos. Outro Border Collie, chamado Jumpy, possui recorde mundial no Guinness para skate de cães: 100 metros em menos de 20 segundos. Striker, um Border Collie da cidade de Quebéc, estabeleceu outro feito canino: o de abrir uma janela de carro manual. Em 2008, uma mistura de Border Collie chamada Sweet Pea conquistou mais um escore inédito para cães: equilibrou uma lata na cabeça e andou 100 metros em apenas 2, 55 minutos.

filhote-de-border-collie-a-venda-028AE53

Eles são atores talentosos

Border Collies atuaram em muitos filmes e programas de TV. O filme “Babe”, sobre um porquinho que desafia as probabilidades e se torna pastor de ovelhas, apresenta Border Collies como atores e pastores. Border Collies também foram escalados nos filmes "Animal Farm", "Snow Dogs" e na da série de televisão dos anos 90, "Mad About You".

border-collie-vermelho-e-branco-043D0589

Eles também se superam na busca e resgate

Além de pastorear, outro trabalho comum para os Border Collies é a busca e salvamento. Um Border Collie chamado Blitz salvou recentemente a vida de uma mulher de 51 anos na Inglaterra. A mulher estava desaparecida há mais de um dia quando Jess Ellsmore, uma voluntária de busca e resgate, trouxe seu cachorro Blitz para rastrear a área. Blitz encontrou a mulher desaparecida sob uma folhagem densa, onde dificilmente seria visível para os olhos humanos.

filhotes-de-border-collie-australian-red

Border Collies se sobressaem em atividades incomuns

Border Collies tem todo tipo de emprego, mas uma carreira da qual você provavelmente nunca ouviu falar é a "mestre de gansos". A One Florida é uma empresa que treina Border Collies para manter os gansos fora da propriedade das pessoas. A Universidade do Norte da Flórida contratou um Border Collie chamado Bee para ser o mestre dos gansos em seu campus. Bee mantém gansos longe de áreas de tráfego intenso.

border-collie-australian-red4566B892-C72

Muitas celebridades são donas de Border Collies

A rainha Victoria e Robert Burns não são as únicas pessoas famosas a possuírem Border Collies. James Dean, Anna Paquin, Bon Jovi, Ethan Hawke, James Franco e Tiger Woods são proprietários de Border Collies.

 

Fonte: AKC (American Kennel Club)

WhatsApp-icone.png