• Canil Best Border

A inteligência do Border Collie

A raça canina Border Collie é considerada uma das mais inteligentes em todo o mundo. Estes cães já realizaram façanhas inacreditáveis no que diz respeito à cognição e o raciocínio. Neste texto, você conhecerá um pouco mais sobre as aptidões potenciais e capacidades desta raça canina simplesmente extraordinária: o Border Collie.


História

A raça Border Collie é relativamente recente na história dos cães. Seu surgimento foi aproximadamente há 200 anos atrás, e tem tudo a ver com a inteligência notável deste animal. Ele é originário do Reino Unido, e desde seu desenvolvimento sempre foi um cão voltado ao pastoreio de ovelhas.


Entretanto, a diferença do Border Collie para outros cães pastores era o comportamento: enquanto outras raças usavam intimidação, correria e latidos para pastorear, o Border Collie era sutil, silencioso e amigável, tamanha a sua inteligência.




Conforme os seres humanos foram percebendo as qualidades deste cão, passaram a adotá-lo como um cachorro companheiro, mas toda a sua sagacidade dos campos e pastos permaneceram e foram aperfeiçoadas.


É comum que o Border Collie seja protetor e próximo às pessoas e animais que convivem com ele e, por isso, ele ganhou o carisma de muitos proprietários de cães. Entretanto, isso não é apenas apego e afeição. A proximidade deste cachorro está muito mais relacionada à sua origem pastora do que a um sentimento em si.


Esperto por natureza, o Border Collie se torna ainda mais inteligente se os donos investirem em suas capacidades. Para isso, é necessário realizar atividades, brincar com ele, movimentá-lo, dar carinho e amor. Brincadeiras recompensadas com petiscos podem ensinar truques inimagináveis para este cãozinho incrível. Com adestramento profissional, o Border Collie fica insuperável no quesito inteligência.


É um cão amável, cujo temperamento é bastante moderado. Ele é muito agitado, animado, entusiasmado com brincadeiras, mas nunca atacará qualquer pessoa de maneira inesperada. Deixá-lo longe da família e não interagir com o Border Collie fará dele um cão solitário, triste e com inteligência atrofiada. Por isso, tenha um bom relacionamento com o seu melhor amigo.

Muito inteligente e cheio de energia, o Border Collie é um cão que precisa de amplos espaços para correr e brincar. Tudo isso, somado ao seu porte, fazem dele um cão inadequado para morar em apartamentos.



Façanhas do Border Collie

O Border Collie é um cão que tem a capacidade de identificar objetos de diferentes formatos, tamanhos e cores. Em uma competição, o recordista de memória chegou a memorizar mais de 1200 objetos diferentes.



Além de objetos, os cães da raça Border Collie também têm a capacidade de memorizar um grande volume de palavras. Psicólogos e veterinários de uma universidade inglesa fizeram testes com o animal. Os profissionais conseguiram aferir que o Border Collie tem capacidade de gravar um vocabulário com mais de 300 pessoas.


Inteligente, companheiro, forte e cheio de energia, o Border Collie é um ótimo cãozinho para a sua família e seus filhos. Acesse www.bestbordercollie.com.br e saiba muito mais sobre esta raça de cachorro extraordinária.

WhatsApp-icone.png